De acordo com o último barómetro da AICCOPN “o volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovido, ou seja, objeto de anúncio em Diário da República ao longo do passado mês de janeiro foi de 332 milhões de euros.” Representa mais 298% que em janeiro do ano passado. “Este crescimento significativo resulta, por um lado, do facto de janeiro de 2018 ser um dos piores registos desde o ano 2015 e, por outro, do lançamento de dois grandes concursos no início do ano, designadamente a expansão do metropolitano de Lisboa e do MetroBus do Mondego, de 120 e 25 milhões, respetivamente”.
Relativamente aos contratos celebrados em janeiro, “o total de contratos celebrados no âmbito de concursos de empreitadas de obras públicas e reportados no Portal Base situou-se em apenas 65 milhões de euros, o que representa um significativo recuo de 21% face a janeiro de 2018. Os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados na modalidade de Ajuste Direto e Consulta Prévia, situam-se em apenas 15 milhões de euros, menos 67% que no ano passado. Desta forma, assiste-se a um forte abrandamento do volume total de contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no Portal Base, para 81 milhões de euros, menos 38% que o verificado em 2018” refere a análise feita pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas .
Economia
06 mar, 2019, 10:51
Concursos para obras públicas aumentam em janeiro mas contratos celebrados abrandam
De acordo com o barómetro da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) os concursos de obras públicas atingiram em janeiro 332 milhões de euros e os contratos celebrados de empreitadas de obras públicas diminuíram 38%.