"Hoje temos estes sistemas financeiramente reforçados, as finanças equilibradas e um investimento contínuo nas infraestruturas de Saúde e de Proteção Civil", disse o chefe do executivo, sublinhando que é importante "desmistificar" a ideia de que existem "graves maleitas", conforme referem os partidos da oposição.
"As únicas maleitas que eu vejo são alguns episódios pontuais [de mau funcionamento] que ocorrem como em todos os sistemas", disse Miguel Albuquerque, durante a apresentação do novo Sistema de Triagem e Aconselhamento Telefónico (STAT), na sede do Serviço Regional de Proteção Civil.
O presidente social-democrata do Governo da Madeira salientou que a entrada em funcionamento do novo sistema constitui um "passo importante" no reforço da rede de segurança e na confiança dos cidadãos.
O STAT é considerado determinante para a emergência pré-hospitalar e para a modernidade do serviço, na despistagem das ocorrências e no auxílio à população, quando acionado o 112.
O objetivo é assegurar atendimento e acompanhamento telefónico em permanência por elementos do Serviço de Emergência Médica Regional (SEMER), com vantagens para o sistema de saúde ao nível do acionamento dos meios operacionais, do tipo de resposta, da gestão dos recursos e do controlo de qualidade e segurança, bem como da capacidade de aconselhamento telefónico em todas as suas dimensões.
LUSA