Segundo Paula Cabaço, a intervenção vai permitir a “recuperação de todo aquele espaço e a criação de um roteiro patrimonial de visita que ajude a compreender a história e valorize o património que ali se retrata, associando-o ao início do povoamento da ilha”.
O Núcleo Histórico de Santo Amaro é composto por quatro edifícios: a Torre do Capitão, a Capela de Santo Amaro, a Casa dos Romeiros e o Edifício novo, todos eles a serem alvo de requalificação.
A governante vincou que a aposta é torná-lo num espaço “dinâmico e aberto a toda a população”, o que passa pelo “desenvolvimento de programas educativos com a comunidade local, ligados às várias formas de expressão artística e à história, mas, também, pela promoção de exposições temporárias, concertos e outras iniciativas que transformem este núcleo num espaço dinâmico e de usufruto comum, por parte da nossa população”.
Paula Cabaço mencionou que as receitas oriundas da Zona de Jogo do Funchal são transferidas pelo Turismo de Portugal, sendo afetas este ano a obras “essenciais para requalificar a imagem da cidade”.
LUSA