A Rampa da Ponta do Sol, que volta a abrir a temporada automobilística, pelo segundo ano consecutivo fica sem a Super Especial nocturna. Prova que por norma fazia por atrair muitos espectadores, com benefícios para o comércio local.
Segundo a Autarquia da Ponta do Sol, a Super Especial da Rampa da Ponta do Sol, não vai para a estrada devido aos elevados custos.
Na reunião de câmara de hoje, a autarquia fez saber que apoia o evento com 6 mil 650 euros, dos quais para a PSP são 3 mil 500 euros. A Câmara Municipal da Ponta do Sol apoia ainda a prova com alguns meios logísticos, mas não consegue suportar os custos da Super Especial que segundo o Município ronda os 12 mil euros.
Ainda segundo o que foi dito na reunião de câmara, foi pedido à organização, a cargo do Departamento de Desportos Motorizados do Nacional, para tentar garantir apoios privados por forma a suportas os custos da prova de sexta-feira que antecede a Rampa, algo que não conseguiram.
A RTP contactou a organização que revelou outra versão para a não realização da Super Especial.
Segundo José Canha, a presidente do Município disse à organização da prova, que a autarquia não tem meios para limpar a derrocada que atingiu, já alguns meses, parte da estrada que é utilizada pelo traçado da Super Especial. Célia Pessegueiro disse ainda que por se tratar de uma estrada regional a limpeza não é da responsabilidade do Município da Ponta do Sol, mas sim da Direção Regional de Estradas.
A limpeza da estrada ainda não foi feita, um “braço de ferro” que promete continuar.
A organização sublinhou que os 12 mil euros até pode ser o custo total mas nunca esse valor foi só para a Super Especial. As contas do valor atribuído serão sempre públicos e entregues ao clube organizador para pagamentos justificados e com recibo comprovativo da colectividade responsável pela organização.
José Canha garantiu ainda que em 2018 a Câmara quis assumir as despesas directamente num total de 6.650 euros e a organização assumiu por sua vez as despesas com os bombeiros que custaram 3.300 euros.