O projeto iniciou-se em janeiro, com a realização de várias saídas de mar a sul da ilha da Madeira, de acordo com a informação transmitida pelos investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (MARE-Madeira) / Observatório Oceânico da Madeira (OOM)/Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação (ARDITI).
Os cientistas Ana Dinis, Filipe Alves e Rita Ferreira tiveram vários encontros com cachalotes, o que possibilitou a recolha de fotografias para identificação de indivíduos e biópsias para estudos genéticos, fisiológicos e toxicológicos.
"Este projeto tem como objetivo aumentar o conhecimento científico sobre a utilização do habitat e sobre a condição fisiológica do cachalote nas águas insulares da Macaronésia, com foco no arquipélago da Madeira, onde existe menos informação. A metodologia aplicada é multidisciplinar e inovadora, pois combina as áreas da ecologia espacial, ecofisiologia e ecotoxicologia"; refere a nota distribuída à comunicação social.
O "Whale Tales Project" deve produzir informação fundamental sobre o cachalote que leve à promoção de comportamentos e atitudes positivas em prol da conservação do oceano. O projeto é financiado pelo FUNDO para a Conservação dos Oceanos, criado pelo Oceanário de Lisboa e pela Fundação Oceano Azul, no valor de cinquenta mil euros e terá a duração de três anos.