A manifestação dos coletes amarelos chegou também à Madeira, mas registou uma adesão abaixo da média nacional A intenção dos organizadores no Funchal era que a manifestação começasse já de manhã, a exemplo do que está a acontecer em algumas cidades do país, contudo de manhã não houve sinais de manifestação na cidade.
De relembrar que os protestos convocados pelo movimento “coletes amarelos” em Portugal nas principais cidades do país levaram a PSP e a GNR a reforçar o dispositivo de segurança.
Estes protestos foram convocados por vários grupos através das redes sociais, com inspiração nos movimentos contestatários das últimas semanas em França.
Num manifesto divulgado na quarta-feira, os manifestantes propõe uma redução de impostos na eletricidade, com incidência nas taxas de audiovisual e emissão de dióxido de carbono, uma diminuição do IVA e do IRC para as micro e pequenas empresas, bem como o fim do imposto sobre produtos petrolíferos e redução para metade do IVA sobre combustíveis. Reinvindicam também pensões mais elevadas. são estes alguns dos motivos para as manifestações