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Imagem de Turismo aposta na divulgação em plataformas digitais em 2019 – Governo da Madeira
Política 13 dez, 2018, 21:28

Turismo aposta na divulgação em plataformas digitais em 2019 – Governo da Madeira

A secretária do Turismo e Cultura da Madeira, Paula Cabaço, disse hoje que o Governo Regional apostará, em 2019, no “reforço e especialização da comunicação do destino maioritariamente centrada nas plataformas digitais” e na “maior proximidade à distribuição”.

Ao falar na discussão Comissão Especializada de Economia, Finanças e Turismo da Assembleia Legislativa, no debate das propostas de Orçamento e Plano para 2019, Paula Cabaço justificou o objetivo com o facto das plataformas digitais estarem “mais próximas, serem interativas e mais atrativas aos olhos” dos turistas.

Esta secretaria tem afeto um montante de 36 milhões de euros, mais 3% do que em 2018, no total de 1.928 milhões de euros do Orçamento Regional da Madeira para o próximo ano.

A progressiva afirmação e enriquecimento do calendário anual de animação, com mais um evento em julho, a continuidade do apoio ao desenvolvimento de produtos turísticos ligados à natureza, ao mar e à cultura, a sensibilização para o turismo junto dos mais jovens, a melhoria das condições da rede de postos de informação turística ou a aposta em continuidade, junto da ANA – Aeroportos de Portugal, na captação de novas e mais frequências para a Madeira foram alguns dos objetivos traçados pela governante para 2019.

De acordo com Paula Cabaço, o Governo Regional vai, ainda, apostar em novas rotas, que deverão estar concluídas no primeiro trimestre do próximo ano, nomeadamente, dos Jardins, do Açúcar, do Desporto e do Vinho.

No que diz respeito à Cultura, Paula Cabaço destacou, entre as várias medidas da secretaria, o projeto MARGULLAR (destinado à criação de rotas turísticas arqueológicas subaquáticas) e a aposta na recuperação do património, nomeadamente, a conservação e restauro dos tetos mudéjares da Sé e a recuperação e restauro do Convento de Santa Clara, num investimento de 2,3 milhões de euros que prevê um apoio comunitário de 85%.

A secretária regional anunciou, também, a abertura de novos espaços museológicos, designadamente, o Museu da Fotografia, o Museu Max e o Núcleo Histórico de Santo Amaro, e a continuidade das obras dos museus de Arqueologia e do Romantismo.

O reforço do trabalho dinamizado pelo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira e a continuidade das celebrações dos 600 anos da descoberta do arquipélago foram igualmente realçados pela governante.

“Ao nível dos Assuntos Europeus, continuaremos a desenvolver, junto das instâncias nacionais e europeias, todos os esforços, numa defesa acérrima para que os recursos afetos ao próximo quadro financeiro plurianual sejam, no mínimo, idênticos aos atuais”, disse.

Paula Cabaço salientou que o Governo insular apostou no reforço do orçamento da Associação de Promoção da Madeira em 700 mil euros, em 2018, reforçou o trabalho de parceria com a ANA e está “empenhado na captação de uma terceira companhia para a região, numa negociação cujo desfecho se espera positivo”.

A governante admitiu que a Madeira começou o ano de 2018 a perder “140.000 lugares de avião”, que tem vindo “praticamente a recuperar”.

Isto, “mesmo enfrentando todos os condicionalismos do aeroporto [da Madeira – Cristiano Ronaldo], lidando com uma concorrência agressiva dos outros destinos, com as tarifas exorbitantes da TAP e o efeito ‘Brexit”, adiantou, assinalando que a região conseguiu “manter a procura, em setembro com quebras que rondam 1% no número de hóspedes e dormidas”.

Segundo a secretária regional, foi também possível reverter quebras nos mercados inglês e alemão, verificadas no início de 2018, registando-se, em novembro, crescimentos de 15,1% e 7,1%, respetivamente.

Paula Cabaço realçou que houve um "reforço de 60% dos apoios às associações e agentes culturais" e anunciou ainda que o Orçamento Regional/2019 vai permitir “contratar recursos humanos” para responder à pretensão de “manter os museus da região abertos ao domingo”.

LUSA

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