O triunfo permitiu à equipa da casa subir ao oitavo lugar da tabela classificativa, com 17 pontos, e deixou os insulares, que somraram o segundo desaire consecutivo e não vencem para a I Liga desde outubro, no 14.º, com 12 pontos.
Custódio Castro, treinador do Alverca, fez apenas uma alteração na equipa face ao último jogo (vitória por 0-2 no terreno do Casa Pia), trocando o experiente Sergi Gomez, que se lesionou na véspera, por Julian Martínez no centro da defesa.
No Nacional, Tiago Margarido promoveu duas alterações em relação ao desaire caseiro com o Benfica (1-2), fazendo entrar para o ‘onze’ Lenny Vallier e Labidi em detrimento de José Gomes e Miguel Baeza.
O Alverca podia ter chegado à vantagem logo aos seis minutos, mas Lincoln desperdiçou um penálti, rematando por cima da barra, após bola no braço de Matheus Dias na grande área, na sequência de um cruzamento da direita de Touaizi.
Apesar do infortúnio, os ribatejanos não perderam o discernimento e continuaram a controlar a partida, graças a uma rápida reação à perda de bola.
O Nacional só conseguiu criar algum perigo a meio da primeira parte numa transição rápida, mas o remate de Chuchu Ramírez saiu ao lado da baliza de André Gomes.
Alex Amorim ameaçou depois o golo do Alverca, num remate em zona frontal à entrada da área que saiu na direção de Kaique.
Logo a seguir uma perda de bola da defesa ribatejana, deu grande chance a Paulinho Bóia, mas o remate do atacante do Nacional acabou travado pelas pernas de um defesa do Alverca.
Na entrada para a segunda parte, Chuchu Ramírez voltou a visar a baliza ribatejana de fora da área, mas André Gomes encaixou o remate do avançado venezuelano.
Respondeu Sandro Lima para o Alverca, através de um remate em arco de longe para defesa incompleta de Kaique, com Nouzzi rematar depois na recarga por alto, embora em posição irregular.
O Nacional voltaria a ter duas grandes chances para marcar, mas revelou-se muito perdulário no momento de atirar à baliza.
Paulinho Bóia, primeiro, ficou isolado, mas permitiu um corte ‘in extremis’ de Meupiyou e depois foi o guarda-redes André Gomes, com uma defesa à queima-roupa a impedir Chuchu Ramirez de faturar para os alvinegros.
Na reta final da partida, o recém-entrado Marezi viria a revelar-se decisivo, marcando o golo da vitória dos ribatejanos, num desvio ao primeiro poste, a passe de Davy Gui, marcando o quinto golo da conta pessoal na competição.
Lusa