A biblioteca itinerante de Câmara de Lobos, Roseta, iniciou hoje a itinerância pelas freguesias do Jardim da Serra e Quinta Grande, tendo em vista a promoção da literacia e a disponibilização de livros e outros conteúdos culturais às populações daquelas freguesias, que não dispõe de biblioteca fixa.
A “ROSETA – Biblioteca Itinerante de Câmara de Lobos” é uma viatura devidamente adaptada para servir de biblioteca itinerante, revisitando, em certa medida, a função desempenhada no passado pelas bibliotecas itinerantes da Gulbenkian.
Assim, a partir de hoje terá início a itinerância da biblioteca abrangendo, em especial, as freguesias do Jardim da Serra e da Quinta Grande, sendo que todas as terças-feiras (9h30-12h00) e sextas-feiras (14h30-17h00) a ROSETA deslocar-se-á à EB1/PE do Foro, no Jardim da Serra, e todas as segundas-feiras (9h30-12h00) e quintas-feiras (14h30-17h00) deslocar-se-á à EB1/PE e Creche da Quinta Grande.
Com recurso à Roseta, os técnicos da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos (BMCL) “vão dinamizar atividades de promoção da leitura e do conhecimento com vista a aproximar a população dos fundos documentais e da sua oferta cultural, possibilitando a todos os visitantes uma abordagem divertida à leitura”, esclarece a Câmara Municipal de Câmara de Lobos.
A Biblioteca Roseta encontra-se equipada com um espólio bibliográfico composto por cerca de 1500 títulos de diversas temáticas, acesso à internet, jogos e atividades de dinamização cultural, fotocopiadora e impressora. Tratando-se de uma extensão móvel da BMCL, a Roseta “prestará um serviço de proximidade ampliado pelas infraestruturas camarárias existentes nos locais de intervenção, potenciando a oferta da índole cultural na forma de exposições, workshops, encontros com escritores, oficinas criativas, feiras do livro, entre outras actividades”.
De acordo com a Câmara, esta extensão da BMCL pretende alargar a intervenção da biblioteca pública municipal, disponibilizando a toda a população do concelho um meio alternativo de acesso ao seu espólio bibliográfico e fundo documental. Neste momento, a rede de bibliotecas de Câmara de Lobos é composta pela Biblioteca Municipal e pelos polos do Curral das Freiras, do Estreito de Câmara de Lobos e do Garachico, sendo que a ROSETA vem colmatar a necessidade de expandir o universo literário às restantes freguesias.