São 10 as classificativas que compõem o Rali Municípios de Câmara de Lobos e Funchal versão 2025. A organização, a cargo do Departamento de Desportos Motorizados do Nacional, faz regressar, a pedido do Município de Câmara de Lobos, a especial espetáculo no centro do Estreito de Camara de Lobos que já não se realizava desde 2019.
É uma especial de classificação com 1,7 km, que será feita por duas vezes, a exemplo do que já se fez em outros ralis do campeonato, em princípio em grupos de 5 carros de cada vez. Assim aumenta o interesse da classificativa que decorre em ritmo normal, não se devendo registar grandes atrasos.
É um novo traçado escolhido pela organização do Nacional. O início é junto à farmácia do Estreito de Câmara de Lobos no sentido ascendente, logo acima vira à direita, retoma parte do traçado utilizado em 2019. Chegando à zona da igreja segue em direção à reta que passa ao lado da Escola do Estreito. Segue em frente, entra depois à esquerda, passa pelo posto de combustível e termina perto da partida.
As equipas controlam e ficam a metros de partirem novamente para a segunda passagem pelo troço cronometrado.
No sábado mais oito especiais de classificação. O dia começa com a classificativa do Castelejo que sofre alterações: a partida é no local habitual, mas segue depois em direção à Boca da Corrida.
Em seguida as equipas cumprem a especial Palheiro Ferreiro – Pedra do Poiso com 13,15 km, seguindo-se um reagrupamento, com os pilotos a cumprirem depois a especial de classificação Pedra do Poiso – Palheiro Ferreiro, ou seja, no sentido inverso.
Regressam depois a Câmara de Lobos para cumprir uma nova especial de classificação denominada Câmara de Lobos, que começa antes da Ponte da Ribeira do Inferno, segue em direção ao Parque Empresarial de Câmara de Lobos terminando nas Fontaínhas. São cerca de 15 km.
Após reagrupamento para a pausa do almoço o rali tem na parte da tarde mais quatro classificativas: a segunda e terceira passagens pela pec do Castelejo e a primeira e segunda abordagens à especial de classificação das Fontaínhas, especial de classificação que termina junto ao Parque Empresarial de Câmara de Lobos.
O parque de assistências será, pelo segundo ano consecutivo, no parque de estacionamento do Madeira Shopping.
Rali que vai para a estrada nos dias 26 e 27 de setembro.