As imagens, enviadas por participantes desta festividade em Machico, mostram que a limpeza da encosta, mais conhecida por ‘voltinhas’, já começou esta manhã.
Na véspera da Festa do Santíssimo Sacramento, no sábado à noite, as encostas do vale de Machico iluminam-se com figuras de fogo, num espetáculo emotivo, espiritual e de forte ligação à memória coletiva local.
Antigamente, os fachos eram feitos com varas de madeira, mas hoje utilizam-se estruturas metálicas reutilizáveis, cobertas com bolas de algodão embebidas em óleo queimado, presas com arame, e dispostas com simetria e perícia. A construção é feita por grupos da comunidade, num ambiente de colaboração e saudável competição.
As figuras representadas incluem ícones religiosos (custódias, cruzes, cálices) e símbolos marítimos (barcos, peixes), refletindo a história e cultura da antiga vila.
O acendimento dos fachos acontece pelas 21h, anunciado pelo som do búzio, e dura cerca de 30 minutos, atraindo milhares de pessoas. O evento termina com os fachos se apagando gradualmente, como que morrendo para renascer no ano seguinte.