Neste sábado, 43 programadores deram por concluído o desafio da ACIN. A empresa que incide a atividade principal na área da Cloud Computing, lançou a “ACIN Hackathon”. Uma iniciativa inédita na Madeira que foi uma maratona de 24 horas de programação de software começada na sexta-feira às 21 horas. Constituídos em 13 equipas, os jovens programadores foram desafiados a apresentarem projetos que podem ter aplicabilidade no futuro.
Em 1.° lugar ficou a equipa Skynet composta por Yuri Almeida, Eduardo Gomes e Harry Vasant. Os três jovens desenvolveram a aplicação “Apto” e têm direito a um voucher no valor de 1.000 euros.
Em 2.º lugar ficou a equipa Hydron.tech, de Gil Nóbrega e Henrique Teixeira, com o projeto “+Saood”. Estes dois alunos finalistas do ensino secundário desenvolveram uma aplicação para a gestão do setor da saúde, e conquistaram o voucher no valor de 500 euros.
No terceiro lugar ficaram Augusto Gouveia, Pedro Silva e Carlos Santos, da equipa PBA18. Este trio apresentou a aplicação denominada “Action” que vence um voucher no valor de 300 euros.
A “ACIN Hackathon” foi um desafio lançado a programadores, a aspirantes a programadores e entusiatas da programação. Os jovens tiveram de desenvolver projetos dentro de três temáticas sorteadas: Restauração, Hotelaria e Turismo; Smart City, Energia e Transportes e ainda Saúde e Desporto. Sem conhecimento prévio, os programadores foram desafiados durante um dia a desenvolverem, através de software, aplicações informáticas que possam ser aplicadas nestas três áreas.
As 13 equipas fizeram a apresentação dos respetivos projetos e foram avaliadas, por um júri, de acordo com a criatividade, a execução, a aplicabilidade e a demonstração.
A inciativa foi considerada pela organização como um sucesso.