Os cientistas que controlam o estado do glaciar capturaram a quebra da gigantesca massa de gelo em vídeo no dia 22 de junho, depois de semanas acampados no glaciar Helheim.
O professor David Holland, da Universidade de Nova Iorque, afirmou que o vídeo mostra "três por cento da perda anual de gelo da Gronelândia a acontecer em 30 minutos", condensados num vídeo mais curto com as imagens aceleradas.
"Parecia que havia foguetes a rebentar, afirmou, descrevendo o que viu como "um acontecimento muito complexo, caótico e barulhento"
Holland destacou que "a preocupação real é com a Antártida, onde é tudo tão grande que os riscos são muito mais altos".
O Icebergue, do tamanho de uma montanha, já obrigou à retirada de 170 pessoas da Innaarsuit, uma aldeia na Gronelândia. A população está refugiada numa encosta mais elevada e afastada do mar, revelou à Reuters Susanna Eliassen, membro do conselho municipal.
Na Gronelândia a população está habituada a estes fenómenos de deglaciação. No ano passado, quatro pessoas morreram e 11 ficaram feridas depois de outro iceberg ter-se desintegrado e provocado uma onda gigante numa ilha da Gronelândia.