A estação de esqui, a única do Sul da Europa que estendeu a temporada por mais uma semana do que o calendário inicialmente previsto, posicionou-se como o ‘resort’ de inverno mais movimentado, com 143 dias (13 deles de uso turístico nos primeiros dias da temporada), divulgou o Ministério do Desenvolvimento da Andaluzia, Espanha.
Dos mais de um milhão de utilizadores registados, 861.400 eram esquiadores (mais 10% a mais do que no ano anterior) e 389.000 eram visitantes. Destes, 156 mil eram utilizadores de teleférico (+22%) e 233 mil eram praticantes de atividades (+15%).
Este último número representa um recorde histórico de público em atividades na neve para não esquiadores em Pradollano (estação Mirlo Blanco) e Borreguiles, de acordo com a ministra do Desenvolvimento da Andaluzia e presidente da Cetursa Sierra Nevada, Rocío Díaz.
Citada pela agência EFE, a ministra considerou ter sido “uma boa temporada” graças ao clima favorável, com queda de neve no início do ano e durante março, mês em que uma sucessão de nevões permitiu que todas as áreas de esqui e teleféricos da Sierra Nevada abrissem nas melhores condições da temporada.
Os dados do ministério revelaram ainda uma ocupação hoteleira de 62% entre dezembro e maio.
Do total de esquiadores, mais de 96% eram de nacionalidade espanhola e, entre eles, a maioria oriunda da Andaluzia (73%) e de Madrid (11%).