Segundo o SSI, todas as entidades estão empenhadas “em reforçar o recurso a fontes alternativas de energia na utilização de geradores e na garantia do respetivo abastecimento de combustível”.
“Reforçamos que as autoridades estão a trabalhar de forma coordenada para minimizar os impactos desta interrupção da rede elétrica. Apesar da interrupção, ainda em curso, os nossos serviços estão a funcionar plenamente com o auxílio de fontes alternativas de energia”, precisa aquela estrutura.
No comunicado, o SSI indica que o número de emergência 112 deve ser utilizado apenas para situações de emergência, de forma a não sobrecarregar a rede de comunicações, sendo “a prioridade máxima a proteção dos serviços essenciais, especialmente na área da saúde”, para garantir o funcionamento da rede médica, dos hospitais e o apoio a doentes domiciliários dependentes de equipamentos elétricos.
“Aconselhamos a população a manter-se informada pelos canais oficiais, evitando acesso a desinformação e à disseminação da mesma”, refere ainda o SSI.
A REN – Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.
O apagão registou-se às 11:30 de Lisboa.
Lusa