Na nota divulgada, os deputados socialistas referem que os registos da Agência para o Desenvolvimento e Coesão da União Europeia (UE) indicam que a empresa Águas e Resíduos da Madeira (ARM) “dispõe de mais de 63,5 milhões de euros em projetos aprovados pela União Europeia, que permanecem por executar”.
Na mesma informação, o grupo parlamentar do PS da Madeira menciona que “desde 2016 até ao presente, a ARM já inscreveu 15 empreitadas, todas consideradas fundamentais para a gestão da empresa e para fazer face às necessidades de serviço de abastecimento de milhares de casas e terrenos agrícolas da região”.
Contudo, acrescenta, apenas seis seguiram os parâmetros normais até à adjudicação, sendo a taxa de execução de apenas 14,22%, enquanto as empreitadas apresentadas ao público representaram 72 milhões de euros, ou seja, apenas 9 milhões foram aplicados, nestes últimos dois anos”.
“Considerando o volume acentuado de projetos aprovados pela UE, não se percebe as razões de tão baixo nível de execução dos fundos europeus”, salienta o PS/Madeira.
LUSA