O inquérito inclui respostas de 311 estabelecimentos de todas as regiões do país e foi realizado entre 15 de Novembro e 13 de Dezembro, de acordo com os dados apresentados hoje aos jornalistas pela vice-presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira.
As perspetivas dos hoteleiros a nível de preço médio para este Réveillon são 23,2% ou 38 euros superiores às previsões do ano passado, que apontavam para um preço médio de 164 euros.
Para este ano, Cristina Siza Vieira destacou “o preço médio a ser praticado nas reservas do Alentejo, que é o campeão das vendas [para a passagem de ano], seguindo-se Lisboa e Madeira”.
Com as reservas realizadas até ao fecho do inquérito, a 13 de Dezembro, os hotéis do Alentejo perspectivam alcançar um preço médio de 283 euros este Réveillon, seguido das unidades de Lisboa (249 euros) e da Madeira( 243 euros).
Os empreendimentos do Norte também antecipam um preço médio acima da média das respostas (229 euros), enquanto as restantes regiões ficam abaixo da média. No Centro a previsão é de 162 euros, seguindo-se Algarve (132 euros), Açores (113 euros), Oeste e Vale do Tejo (111 euros) e Península de Setúbal (107 euros).
A taxa de ocupação esperada pelos hoteleiros para este Réveillon é de 68%, com os valores mais elevados a registarem-se na Madeira (84%), Grande Lisboa (78%) e Alentejo (76%), e os mais baixos no Oeste e Vale do Tejo (44%), Península de Setúbal (48%) e Açores (57%).
Maiores mercados
Entre os principais mercados emissores, Cristina Siza Vieira destacou que o mercado português foi apontado por 84% dos inquiridos como um dos três principais emissores para os seus hotéis durante do Réveillon.
Seguiram-se Espanha, que foi apontada por 35% dos inquiridos como um dos seus três principais mercados, Alemanha (34%), Reino Unido (32%), EUA (26%), França (24%), Brasil (15%), Irlanda (7%), Itália (5%) e Países Baixos (2%).