O Marítimo venceu hoje em Tondela, por 2-1, com um `bis´ de Joel Tagueu, em jogo da 27.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, mantendo as aspirações de lutar pelos lugares de acesso à Liga Europa.
Duas equipas a pensar nos pontos, com o Tondela de olhos postos na manutenção, cada vez mais perto de ser conseguida, e um Marítimo ainda com ambição dos lugares europeus. Foi uma partida que começou com mais posse para os madeirenses, com o Tondela coeso na defesa e à espreita de contra-ataque para chegar com perigo à baliza de Abedzadeh.
Os `auriverdes´ chegaram ao golo, com um lance iniciado num pontapé de baliza de Cláudio Ramos, com Tomané a ganhar de cabeça, Pedro Nuno a colocar nas costas da defesa, onde apareceu Miguel Cardoso a bater Abedzadeh. Com algumas dúvidas de Jorge sousa na posição do avançado do Tondela, mas acabou por validar o lance com recurso ao vídeoárbitro.
Em desvantagem o Marítimo continuou a jogar mais tempo no meio campo do Tondela, e chegou ao empate, aos 41 minutos, com Joel Tagueu a bater Cláudio. O auxiliar de Jorge Sousa assinalou fora de jogo ao avançado madeirense, mas, após informação novamente do VAR, o golo foi validado.
A segunda parte começou praticamente com o segundo golo do Marítimo, com uma bola em profundidade que Jorge Fernandes tentou cortar, de forma acrobática, mas a bola ressaltou para Joel Tagueu que após evitar Cláudio Ramos `bisou´ na partida, aos 53.
Pepa, em desvantagem, reforçou a linha da frente com Juan Delgado e Heliardo, mas, só nos dez minutos finais, com algum recuo da equipa adversária, o Tondela chegou a ameaçar o empate, mas alguma ineficácia na hora do remate e uma atuação atenta da defesa do Marítimo, manteve o resultado sem alteração até final.
Com esta vitória o Marítimo chega aos 39 pontos e mantém viva a esperança de lutar pela Liga Europa, enquanto o Tondela mantém os 29 pontos, e a luta pela manutenção.
C/ LUSA