O projeto "Dar a Ver" tem por base a divulgação do património artístico regional e a promoção da sua integração no panorama nacional e internacional. Uma “aposta ganha” do Governo Regional, precisamente porque “valoriza a oferta cultural, potencia o seu acesso junto de toda a população (residente e visitante) e contribui para reforçar a nossa matriz identitária” conforme explica a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço.
Ao longo deste ano, serão convidados vários especialistas, locais e nacionais, que vão abordar aspetos dessa imensa diversidade cultural conservada in situ, ou já transitada para os museus, sendo que o essencial do programa será constituído por visitas guiadas e por conferências a realizar em vários locais.
Na sexta-feira, pelas 18 horas, vai ser ealizada a conferência sob o tema "Inscrições funerárias flamengas na ilha da Madeira: memória viva dos sepultados", pela Drª Filipa Avellar.
Já no sábado, pelas 11 horas, a professora Doutora Rosário Salema de Carvalho vai fazer a sua comunicação intitulada "Azulejo. O projecto Az Infinitum".
A participação nestas atividades é gratuita, mas deverá ser feita uma inscrição prévia através do endereço de correio eletrónico (daraver.drc@gmail.com), sendo que serão limitadas (cada uma das conferências) ao número de lugares sentados (65).