Foi hoje lançada a nova Janela Única Logística (JUL), um projeto que pretende fazer evoluir o sistema da Janela Única Portuária (JUP), atualmente em funcionamento nos portos nacionais, que passará a abranger todos os meios de transporte e operações logísticas e assegurar a fluidez de informação no transporte de mercadorias.
A intenção é simplificar procedimentos e a troca de informação em suporte eletrónico, melhorando dessa forma a competitividade e poupando tempo e recursos.
O projeto-piloto da JUL deverá estar pronto a ser implementado "até ao final do ano", altura em que a ministra do Mar espera que o sistema esteja a funcionar em Sines.
Em setembro de 2019 a Janela Única Logística deve chegar a todos os portos de Portugal continental mas os arquipélagos dos Açores e da Madeira, diz a ministra do mar, não estão esquecidos.
"Eu gostaria muito que no final do ano já estivéssemos o sistema a funcionar em Sines e também desafio a que também já esteja a funcionar em Leixões", afirmou, adiantando que, em 2019, a JUL deverá "estar a funcionar nos cinco portos principais nacionais" e, de seguida, nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira e nos portos secundários nacionais.