Doze skyrunners da Madeira fizeram parte da seleção nacional de Skyrunning que marcou presença no Campeonato do Mundo, que decorreu de 6 a 9 de setembro em Soria, na região de Castilha e León, Espanha.
No dia 6 de setembro realizou-se a competição vertical, num percurso de 4,8km de extensão e 1050 metros de desnível. Nesta competição os madeirenses José Vieira e Bruno Silva foram os representantes lusos na competição masculina e terminaram na 52.ª e 53.ª posições, respetivamente. Na competição feminina, a representação aconteceu com quatro skyrunners da Madeira, com Laureen Teixeira a obter o melhor resultado, com a 34.ª posição da classificação geral feminina. Olívia Sousa foi 37.ª, Débora Silva 42.ª e Camila João 45.ª.
A competição Sky Ultra decorreu no sábado, 7 de setembro, com um percurso exigente com cerca de 70km de extensão e 4450m de desnível positivo acumulado.
O madeirense Luís Fernandes foi o melhor dos skyrunners lusos nesta distância ao terminar a prova na 13.ª posição, com 8:20:20. O continental Marcelo Graça terminou na 34.ª posição e Carlos Ferreira não concluiu.
Nos femininos, a atleta continental Isabel Baptista terminou na 28.ª posição, com as atletas da Madeira a não concluírem, por motivos diferentes, Maria João Abreu sofreu uma queda com consequências que a levaram à desistência e Sónia Quelhas esteve em competição a maior parte da prova, mas acabou desclassificada por exceder o tempo limite, situação que levou à desclassificação de várias atletas.
O encerramento Campeonato do Mundo ocorreu no domingo, 8 de setembro, com a realização da prova Sky com 37km de extensão e 2500m de desnível positivo acumulado. Nos masculinos, os madeirenses Américo Caldeira 38.º, Fábio Santo 40º e Bruno Sousa em 60.º cumpriram mais uma relevante participação internacional. Nos femininos, a continental Andreia Correia foi a primeira atleta lusa na competição, na 32.ª posição, Olívia Sousa na sua segunda participação nestes campeonatos foi 34.ª, obtendo o 17.º lugar no resultado combinado com a prova vertical. Cátia Fiqueli foi 47.ª na prova Sky fechando a representação portuguesa na distância 37km.