Depois de ter vencido a Croácia, por 2-1, na primeira jornada, a seleção portuguesa voltou ao Estádio da Luz, que ‘gelou’ aos sete minutos, quando Scott McTominay colocou a Escócia em vantagem.
O aniversariante Bruno Fernandes empatou para Portugal aos 54 minutos, antes de Cristiano Ronaldo, desta feita saído do banco, voltar a ser decisivo, com o golo do triunfo, aos 88.
O arranque perfeito permite a Portugal somar seis pontos, mais três do que a Croácia e do que a Polónia, que se defrontaram hoje, com triunfo da seleção dos Balcãs, por 1-0, enquanto a Escócia tem zero.
O veterano Luka Modric, na véspera de completar 39 anos, deu o triunfo à Croácia, na marcação perfeita de um livre direto, aos 42 minutos.
A Espanha, que tinha entrado em falso no Grupo A4, com um empate com a Sérvia, mostrou ser uma das grandes candidatas ao título, com uma goleada em casa da Suíça, por 4-1, num encontro em que jogou desde os 20 minutos em inferioridade, após a expulsão de Le Normand.
Joselu (04 minutos), Fabián Ruiz (13 e 77) e Ferran Torres (80) marcaram os golos dos campeões europeus, com o benfiquista Zeki Amdouni a reduzir para a Suíça, aos 41.
Após o empate com a Espanha na primeira jornada do Grupo A4, a Sérvia, com o portista Grujic a titular, foi derrotada pela Dinamarca, por 2-0, com o benfiquista Bah no ‘onze’ dos nórdicos e o ‘leão’ Hjulmand a entrar aos 60 minutos.
Gronbaek colocou os dinamarqueses em vantagem, aos 36 minutos, com uma assistência de Poulsen, que viria a fazer o 2-0, aos 61.
Com estes resultados, a Dinamarca passa a ter seis pontos, mais dois do que a Espanha e cinco do que a Sérvia, com a Suíça ainda sem pontos.
Na Liga C, Fernando Santos continua a não ter uma boa prestação pelo Azerbaijão e sofreu a segunda derrota no Grupo 1, ao perder com a Eslováquia, por 2-0, com golos de Duda (22), de penálti, e Strelec (26), num encontro em que Bozeník, do Boavista, entrou aos 84 nos eslovacos.
Em grande forma continua o sportinguista Viktor Gyökeres, melhor marcador do campeonato português, que marcou, aos 30 e 44 minutos, dois dos três golos com que a Suécia bateu a Estónia (3-0), com Isak a fazer o outro, aos 40.
A Suécia e a Eslováquia lideram com seis pontos, com Azerbaijão e Estónia ainda sem qualquer ponto.
Também na Liga C, o Luxemburgo, com o benfiquista Leandro Barreiro a titular e Eric Veiga (AVS) no banco, continua sem pontuar no Grupo 3, depois de perder em casa com a Bielorrússia, por 1-0.
Os bielorrussos lideram com quatro pontos, em igualdade com a Bulgária, que derrotou a Irlanda do Norte, por 1-0, com os britânicos a manterem-se com três pontos.
Na Liga D, Gibraltar deixou ‘fugir’ nos derradeiros segundos o triunfo em casa sobre o Liechtenstein, graças a uma grande penalidade decifrada pelo videoárbitro e que permitiu o empate a dois golos.
Com duas jornadas disputadas, San Marino lidera com três pontos, mais dois do que Gibraltar e Liechtenstein, que tem mais um jogo disputado.