No comunicado de imprensa divulgado, tendo por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, estas autoridades referem que há uma “ocorrência de agitação marítima de norte e de altura significativa a rondar os seis metros”, sobretudo na costa norte da Madeira e da ilha do Porto Santo com “especial incidência durante a manhã de quinta-feira”.
No mesmo documento, aconselham os pescadores lúdicos a evitar a prática desta atividade nas zonas de arriba nas frentes costeiras em zonas de rebentação das ondas.
No caso de ser necessário deslocar-se a estas áreas, refere que devem “manter uma atitude vigilante” e ter em conta que o mar “pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.
Quanto à comunidade marítima, recomenda que sejam adotadas medidas de precaução, reforçando a amarração das embarcações atracadas ou optando pela sua varação em lugar seguro, no caso das pequenas embarcações.
“À comunidade piscatória e à comunidade náutica de recreio, que se encontrem em atividades no mar, aconselha-se o regresso ao porto de abrigo mais próximo”, recomenda a autoridade marítima, aconselhando a que estejam atentas às informações sobre a evolução meteorológica e avisos à navegação.
O IPMA colocou o arquipélago da Madeira sob aviso laranja devido às previsões de mau tempo – agitação marítima e vento – podendo as ondas atingir os 6,5 metros na costa norte e na ilha do Porto Santo e as rajadas ultrapassarem os 100 quilómetros/hora nas zonas montanhosas.
A Porto Santo Line, concessionária do Lobo Marinho, navio que assegura as ligações entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, já cancelou a viagem programada para quarta-feira por considerar que “não estão reunidas as condições de segurança para a embarcação e os passageiros”.
LUSA