Em resposta à Lusa, a ANA – Aeroportos Nacionais explica que algumas companhias aéreas e empresas de assistência em terra (‘handling’) estão a ser afetadas devido a uma falha informática, o que está a causar constrangimentos, nomeadamente no ‘check-in’ e no embarque de alguns voos.
A gestora aeroportuária adiantou que “o sistema informático dos aeroportos portugueses não foi afetado diretamente”.
Neste momento, refere fonte oficial da empresa, “está a ser avaliado o impacto desta situação sendo esperados constrangimentos na operação aeroportuária que afetam companhias aéreas e outros aeroportos”.
Assim, solicita aos passageiros que se informem sobre o estado do seu voo antes de se dirigirem para o aeroporto.
Entretanto, a TAP alertou nas redes sociais os seus clientes para “eventuais consequências da falha de serviço informático no tráfego aéreo e aeroportos”. Contactada pela Lusa, a companhia aérea nacional remeteu para a informação divulgada nas redes sociais.
Uma falha global no sistema da Microsoft está a causar problemas em inúmeras empresas, incluindo companhias aéreas, financeiras, de media e outras indústrias em vários pontos do mundo.
Lusa