Os pilotos madeirenses, Martim Meneses e João Dias, estão desde a passado sábado dia 2 e até ao próximo sábado dia 9, no Circuito Internacional de Karting do Bahrain em Sakhir.
Defendem as cores da Região no Rotax MAX Challenge Grand Finals 2023, as finais mundiais levadas a cabo pela marca de motores austríaca Rotax, que junta todos os campeões mundiais dos campeonatos nacionais levados a cabo pela marca, em diversos países e alguns pilotos na categoria E20 Master, a única categoria que permite inscrições.
Cada piloto recebe um kart completo para usar durante o evento, bem como os pneus e gasolina, conferindo assim um nível de igualdade e oportunidades único, privilegiando as capacidades de pilotagem de cada um.
Neste campeonato a presença de pilotos madeirenses tem sido uma constante e com um excelente nível competitivo. Isto tem levado a que a comitiva portuguesa tenha, quase sempre, um ou mais pilotos madeirenses. Este ano cabe ao campeão Martim Menenzes (Rotax Junior) essa responsabilidade.
Naturalmente satisfeito após a chegada ao Bahrain e após algumas voltas à pista, Martim Meneses referiu estar “extremamente satisfeito por estar aqui nas finais mundiais. Trabalhei e abdiquei de muita coisa para conseguir estar presente. Estamos aqui há dois dias e sinto a grandeza destas finais. É mesmo um ambiente de festa mas ao mesmo tempo todos querem ganhar. Afinal de contas só estão presentes os campeões de cada país.
Aproveitei estes primeiros dias para andar de kart de aluguer e conhecer a pista, já que não é permitido treinar antes da corrida com o seu próprio kart.”
João Dias revelou que Renovou “a aposta de participar nesta competição, que já tinha feito no ano passado no Algarve. Comecei por fazer reconhecimentos à pista, que não conhecia minimamente, para poder preparar-me para uma semana intensa de corridas. O meu objetivo passa por tentar um lugar no pódio, ainda que consciente que a concorrência vinda de vários países é forte e muito experiente em DD2 ou em karts com caixa de velocidades, que são os karts que mais se assemelham a esta categoria em termos de potência”.