Tomás Lacerda, atleta madeirense que representa o Clube Surf Lusófona da Federação Portuguesa de Surf, conquistou este fim-de-semana, no SUP Douro Race 2023, mais dois importantes títulos nacionais que poderão levá-lo a conquistar mais um sonho: integrar a selecção nacional que representará o País no campeonato mundial de SUP que decorrerá na Tailândia, em Novembro.
No sábado, dia 16 de setembro, o atleta venceu a 3ª Etapa do Circuito Nacional de SUP Race Sprint, deixando Paulo Freitas e João Olim do Ludens de Machico em 2° e 3° lugar e conquistando pelo 4° ano consecutivo o título nacional sénior de sprints. No domingo, dia 17, sagrou-se, pela terceira vez na sua carreira de atleta profissional, campeão nacional de longa distância.
Apesar do Circuito Nacional não ser o foco principal de Tomás Lacerda, que este ano está a apostar fortemente nas competições internacionais, este é um resultado que deixa o atleta satisfeito, mesmo tendo sofrido alguns percalços na prova de domingo: “Foi uma prova de 8km, onde infelizmente não consegui ganhar. Tive dois azares no decorrer da prova, onde parti a quilha e mais tarde fiquei preso num fio de pesca. Tentei ir sempre junto do Paulo Freitas, mas não foi fácil, não cometeu erros e foi o justo vencedor. É um atleta que tem vindo a ser um grande parceiro de treino sempre que estou na ilha e fiquei muito feliz por o ver vencer a sua primeira etapa nacional onde foi o melhor no decorrer dos 8km. Independentemente das adversidades, e do circuito nacional não ser o meu principal foco, fico muito contente de sagrar-me pela terceira vez campeão nacional de longa
distância.”
distância.”
No que respeita às competições internacionais recorde-se que este ano Tomás Lacerda já participou em cinco, quatro do Circuito Europeu Eurotour, a Battle for Hercules em Ceuta, o Sevilla SUP Festival, o Madeira Island SUP Challenge e a Bord’ Ocean SUP Days, com excelentes resultados, e uma do Circuito Mundial APP, na categoria Elite Pro do World SUP Festival Costa Blanca, tendo passado os qualifiers com um honroso 10º lugar, juntando-se assim ao quadro principal, a par com os atuais campeões do mundo.