Milhares de passageiros não conseguiram viajar na segunda-feira de e para o Reino Unido devido a um problema técnico que perturbou os sistemas de planeamento de voos neste país.
O aeroporto de Heathrow, em Londres, recomendou aos passageiros que têm voos para hoje que contactem as suas companhias aéreas para saber o estado das suas viagens antes de se dirigirem ao terminal.
Também o aeroporto de Gatwick, em Londres, pediu aos passageiros que contactem as suas companhias aéreas.
O aeroporto de Luton, também em Londres, alertou hoje que os voos no Reino Unido ainda estão sujeitos a atrasos ou cancelamentos.
O Ministro dos Transportes do Reino Unido, Mark Harper, pediu hoje desculpa aos viajantes pela perturbação nas suas viagens.
“O problema no sistema foi resolvido ontem [segunda-feira] à tarde, mas obviamente há algumas interrupções que continuarão hoje e sei que milhares de pessoas foram afetadas. Espero que as companhias aéreas assumam as suas responsabilidades de garantir que as pessoas regressem a casa, proporcionem-lhes um voo alternativo e cuidem da alimentação, bebida e alojamento”, disse o ministro em comunicado.
Na nota, Mark Harper descartou que a falha técnica esteja relacionada com um incidente de segurança cibernética, mas adiantou que será feito um relatório sobre o ocorrido.
A empresa de tráfego aéreo NATS explicou na segunda-feira que o problema “afetou a capacidade do sistema de processar automaticamente os planos de voo, pelo que tinham de ser processados manualmente”.