“Parabéns à seleção portuguesa feminina de futebol. Um apuramento histórico, três jogos de alto nível e a emoção até ao último minuto. Às jogadoras, à equipa técnica, à FPF [Federação Portuguesa de Futebol], muito obrigado”, indica a conta oficial do primeiro-ministro na conta oficial no Twitter.
Aquela rede social foi também o meio escolhido pela ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, para elogiar o desempenho da primeira participação portuguesa num Campeonato do Mundo, apesar de ter sido eliminada na primeira fase do torneio.
“No maior palco de todos, as nossas ‘Navegadoras’ jogaram sem complexos, de olhos nos olhos e sem medo de lutar até ao último segundo pela vitória contra as campeãs do mundo! Um orgulho e a confirmação que vivemos uma nova era no nosso futebol feminino!”, assinalou Ana Catarina Mendes.
Portugal empatou hoje 0-0 frente aos Estados Unidos, bicampeões do mundo femininos de futebol, em Auckland, na Nova Zelândia, na terceira jornada do Grupo E do Mundial, mas ficou, na estreia, pela primeira fase do Mundial de 2023.
Apesar de ter empatado pela primeira vez frente à seleção norte-americana, ao 11.º jogo, e no primeiro oficial, a seleção portuguesa termina o agrupamento no terceiro posto, com quatro pontos, a três de Países Baixos, que hoje golearam o Vietname (7-0), e a um dos Estados Unidos, que avançam para os oitavos de final.
Portugal encerra a estreia em Mundiais, na nona edição, após um desaire por 1-0 frente às neerlandesas e a primeira vitória de sempre em fases finais, com o triunfo frente às vietnamitas por 2-0, com golos Telma Encarnação e Kika Nazareth.