O navio-escola "Amerigo Vespucci" chega à Madeira este sábado às 10 da manhã e parte na próxima quarta-feira, às 9 da manhã.
Durante quatro dias o navio abre as portas aos visitantes, residentes e turistas nos seguintes horários:
– dia 6 de maio das 15h às 18h.
– dia 7 de maio das 15h às 18h.
– dia 8 de maio das 10h às 12h e das 15h às 18h.
– dia 9 de maio das 10h às 12h e das 15h às 18h.
O “Amerigo Vespucci” é o navio mais antigo ao serviço da Marinha Militar Italiana, desde o dia 26 de maio de 1931. Foi construído nos estaleiros de Castellamare di Stabia (importante centro na província de Napoli) segundo o projeto do Tenente Coronel do Gênio Naval Francesco Rotundi. O “Amerigo Vespucci” é o gêmeo do Cristoforo Colombo, que teve que ser cedido à ex União Soviética como pagamento dos danos provocados na última guerra mundial.
É um navio à vela equipada com motor elétrico auxiliar, com três mastros e o gurupés (o mastro que está na ponta do navio, inclinado de 45°), velas quadras (a forma de trapézio), velas de estralho (velas triangulares posicionadas entre os mastros) e fiocchi (velas triangulares situadas na parte anterior do navio, montadas no gurupés).
Tem de comprimento de 101 metros, de largura máxima de 15,5 metros e a superfície total das velas de 2.800 metros quadrados que podem empurrá-lo até uma velocidade de 10 nos (19 quilômetros por hora). A estrutura é de aço. Como suporte o navio tem o grupo motor composto de dois motores elétricos que são utilizados para facilitar as manobras no porto e, em caso de falta de vento, durante a navegação. A tripulação é composta de 241 homens.
O “Amerigo Vespucci” saiu de La Spezia-itália a 19 de abril e está a passar pelas cidades de Sines, Funchal, Hamilton, Halifax, Montereal, Quebec City, Boston, Nova Iorque, Ponta Delgada, Málaga, Barcelona, Portoferraio e regressa a Livrono no dia 23 de setembro.