A seleção portuguesa feminina de futebol perdeu hoje com o Japão por 2-1, num jogo particular disputado em Guimarães no qual esteve a vencer, mas viu as nipónicas, superiores na segunda parte, operarem a reviravolta.
Num encontro com 9.758 espetadores no Estádio D. Afonso Henriques, a seleção lusa, apurada pela primeira vez para um Mundial, o de 2023, que se disputa entre 20 de julho e 20 de agosto na Austrália e na Nova Zelândia, colocou-se em vantagem ao minuto 25, por Ana Capeta, mas as nipónicas, campeãs mundiais em 2011 e totalistas na competição, viraram o resultado com golos de Yui Hasegawa, aos 35, e de Ana Seiça, na própria baliza, aos 53.
Disposta a ombrear com a seleção que ocupa o 11.º lugar no ranking da FIFA, a equipas das ‘quinas’ circulou a bola no meio-campo adversário durante os primeiros cinco minutos, mas a primeira ocasião de golo pertenceu às nipónicas, quando Hina Sugita se antecipou a Ana Borges e cabeceou para defesa de Inês Pereira.
Portugal conteve, ainda assim, a mobilidade das japonesas na hora de atacar, com Ana Seiça a cortar vários lances de possível perigo, e lançou-se para a sua melhor fase do encontro no intervalo entre o minuto 20 e o minuto 30.
Depois de Ana Seiça ter falhado a baliza num cabeceamento ao segundo poste, em resposta a um canto de Joana Marchão, batido ao minuto 23, a seleção às ordens de Francisco Neto, 21.ª do ranking FIFA, adiantou-se no ‘marcador’ num lance gizado por Jéssica Silva, Diana Silva e Ana Capeta, que encostou para o fundo das redes.
A dianteira de 25 anos teve uma ocasião flagrante para ‘bisar’ no encontro dois minutos depois do golo, quando se isolou e rematou para defesa de Ayaka Yamashita, mas a formação asiática respondeu ao ascendente luso com eficácia, cabendo a Yui Hasegawa igualar o desafio à ‘boca’ da baliza, após trabalho da ponta de lança Mina Tanaka.
Com Fujino muito interventiva nas alas, o Japão dominou os últimos 10 minutos da primeira parte e manteve essa supremacia após o reatamento do jogo, cabendo a Inês Pereira negar o golo a Mina Tanaka com uma ‘mancha’ a tapar a baliza, quando a dianteira estava isolada, aos 52 minutos.
A seleção às ordens de Futoshi Ikeda consumou a reviravolta um minuto depois, num lance em que a jogadora mais adiantada das nipónicas se volta a isolar e faz o ‘chapéu’ à guarda-redes portuguesa, com Ana Seiça a introduzir a bola na própria baliza quando a tentava cortar.
A extremo Naomoto ameaçou por duas vezes dilatar a vantagem japonesa até ao minuto 60, antes de o ritmo decair e de Portugal voltar a despertar para o encontro no último quarto de hora, após várias substituições, com Jéssica Silva a protagonizar um remate com algum perigo ao minuto 81.
A equipa das ‘quinas’ regressa ao Estádio D. Afonso Henriques na terça-feira, para defrontar o País de Gales, 31.º do ranking da FIFA, em mais um jogo particular, agendado para as 17:30.
Jogo disputado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Portugal – Japão, 1-2.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadoras:
1-0, Ana Capeta, 25 minutos.
1-1, Yui Hasegawa, 35.
1-2, Ana Seiça, 53 (própria baliza).
Equipas:
– Portugal: Inês Pereira, Ana Borges, Ana Seiça (Diana Gomes, 73), Carole Costa, Joana Marchão (Catarina Amado, 73), Dolores Silva (Fátima Pinto, 62), Tatiana Pinto, Andreia Jacinto (Andreia Norton, 62), Ana Capeta (Kika Nazareth, 73), Jéssica Silva e Diana Silva (Telma Encarnação, 87).
(Suplentes: Patrícia Morais, Rute Costa, Catarina Amado, Lúcia Alves, Sílvia Rebelo, Vanessa Marques, Andreia Norton, Fátima Pinto, Ana Rute, Carolina Mendes, Diana Gomes, Kika Nazareth, Ana Dias e Telma Encarnação).
Treinador: Francisco Neto.
– Japão: Ayaka Yamashita, Saori Takarada (Miyabi Monya, 46), Shiori Miyake, Moeka Minami, Riza Shimizu, Euka Nagano, Yui Hasegawa, Hina Sugita (Kiko Seike, 76), Aoba Fujino (Hinata Miyazawa, 77), Hikaru Naomoto (Mana Iwabuchi, 59) e Mina Tanaka (Riko Ueki, 59).
(Suplentes: Momoko Tanaka, Chika Hirao, Saki Kumagai, Ruka Norimatsu, Kiko Seike, Miyabi Monya, Rion Ishikawa, Honoka Hayashi, Hinata Miyazawa, Jun Endo, Mana Iwabuchi, Rikako Kobayashi, Riko Ueki e Maika Hamano).
Treinador: Futoshi Ikeda.
Árbitro: Audrey Gerbel (França)
Ação disciplinar: cartão amarelo para Moeka Minami (90+3).
Assistência: 9.758 espetadores.
Lusa