Um sismo de magnitude 4.0 na escala de Richter foi registado na quarta-feira, 24 de setembro, em várias zonas da Madeira. Segundo o IPMA, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o abalo ocorreu às 23h19, perto Deserta Grande, a uma profundidade de 10 quilómetros.
Na Venezuela, dois minutos depois, a terra também tremeu numa escala de 6,2 na escala de Richter, segundo dados da ‘U.S. Geological Survey’. O serviço geológico da vizinha Colômbia registou um sismo com magnitude de 6,1 na mesma zona. Já as autoridades venezuelanas falaram num sismo de 5,4 que não causou danos estruturais significativos.
O acontecimento foi relatado, desde logo, por alguns residentes no Venezuela na notícia do sismo na Madeira partilhada nas redes sociais da RTP Madeira. A Venezuela é um dos principais países da diáspora madeirense.
A agência dos Estados Unidos da América informou que o epicentro foi registado a 24 quilómetros da comunidade de Mene Grande, a mais de 600 quilómetros de Caracas. Um segundo abalo de magnitude 6,3 ocorreu a 4 quilómetros do primeiro, pelas 03h51 (hora de Lisboa/Madeira).
A vice-Presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou que foram mobilizadas forças de segurança após o registo de uma dezena de sismos e mais de duas dezenas de réplicas nas últimas horas.