Dos 13 feriados nacionais, oito são durante a semana e permitem quatro fins de semana prolongados (10 de abril, 1 de maio, 5 de outubro e 25 de dezembro).
O mês de fevereiro, apesar de não ser generoso em feriados, permite-nos gozar da primeira ponte. O Carnaval acontece a 25 de fevereiro e pode aproveitar para fazer ponte na segunda-feira (24).
E que tal umas mini-férias em junho? O dia de Portugal comemora-se numa quarta-feira e o Corpo de Deus no dia seguinte. Se fizer ponte na sexta-feira, dia 12 de junho, pode gozar cinco dias de descanso.
Abril tem três feriados, porém, dois deles acontecem durante o fim de semana. Apenas a sexta-feira Santa (10), oferece um fim de semana maior. Também dezembro, por ser o mês do Natal, presenteia os portugueses com três feriados nacionais, todos eles em dias de semana, e um feriado regional (26 de dezembro), que acontece ao sábado.
Dos 11 feriados dos concelhos, apenas o de Câmara de Lobos acontece durante o fim de semana (sábado, 4 de outubro). O feriado dos concelhos de Santana (segunda-feira, 25 de maio), da Ribeira Brava (segunda-feira, 29 de junho), do Porto Santo (sexta-feira, 24 de julho) e de Machico (sexta-feira, 9 de outubro) oferecem aos trabalhadores um fim de semana prolongado de três dias. Já na Ponta do Sol (terça-feira, 8 de setembro) dá apenas a possibilidade de ser feita ponte.
Dos dois feriados regionais, apenas um acontece durante a semana (quarta-feira, 1 de julho) e o outro no sábado (sábado, 26 de dezembro).