Hoje é quarta-feira, 16 de novembro, tricentésimo vigésimo primeiro dia do ano, Dia Mundial de Luta Contra a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, Dia Internacional da Tolerância e Dia Nacional do Mar. Faltam 45 dias para o final de 2016.
Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 21, às 08:33.
O Sol nasce às 07:20 e o ocaso regista-se às 18:16.
Nesta data, em 1869, era inaugurado o Canal do Suez.
Em 1918, era proclamada a República da Hungria.
Em 1943, morria, num desastre de viação, o ministro português das Obras Públicas Duarte Pacheco Pereira.
Em 1945, era constituída a UNESCO, organismo da ONU para a ciência e cultura.
Em 1959, estreava-se, na Broadway, o musical de Rodgers e Hammerstein, "Música no Coração".
Em 1982, o vaivém espacial norte-americano Columbia, com a primeira tripulação de quatro elementos, aterrava na base aérea de Edwards, na Califórnia.
Em 1985, era inaugurado o laboratório de fecundação "in vitro" e transferência de embriões do hospital da Universidade de Coimbra.
Em 1989, Portugal assumia, pela primeira vez, a presidência do Conselho da Europa.
Em 1997, o governo chinês libertava Wei Jingsheng, o mais conhecido preso político da China.
Em 2000, o presidente dos EUA, Bill Clinton, visitava o Vietname.
Em 2001, no decurso de um bombardeamento norte-americano a sul de Cabul, morria Mohammad Atef, o número três da Al-Qaida.
Em 2002, o primeiro fuel óleo, derramado pelo petroleiro Prestige, chegava à costa da Galiza.
Em 2003, era inaugurado o Estádio do Dragão, no Porto.
Em 2004, tomavam posse os governos regionais da Madeira e dos Açores.
Em 2005, o Governo britânico admitia o início da retirada do Iraque, para final de 2006.
Em 2006, o governo aprovava a versão final de revisão do Código do Processo Penal. Era aprovada a Estratégia Nacional para o Mar e o Governo aprovava na generalidade a proposta de lei da televisão. O Parlamento Europeu aprovava o novo acordo de pescas entre a União Europeia e a Mauritânia, enquanto Portugal era reeleito para o Conselho da União Internacional das Telecomunicações. O Papa Bento XVI e a Cúria Romana reafirmavam os valores do celibato para os padres, rejeitando qualquer possibilidade de ordenação ou readmissão de sacerdotes casados.
Em 2007, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, recebia o Prémio Internacional Conde de Barcelona, numa cerimónia presidida pelo rei Juan Carlos de Espanha, no Mosteiro Real de Santa Clara de Pedralbes na capital da Catalunha.
Em 2009, a portuguesa Maria Conceição, comissária de bordo, há seis anos a morar no Dubai, era eleita a Mulher do Ano pela revista Emirates Woman (Mulher dos Emirados) pela criação do Projeto Dhaka, em 2005, programa que pretende "quebrar o ciclo de pobreza" na subdivisão administrativa do Bangladesh.
Em 2015, começa o julgamento dos ativistas angolanos detidos há um ano por contestarem o regime de Angola, na 14.ª Secção do Tribunal Provincial de Luanda, em Benfica.
C/Lusa