A Universidade da Madeira (UMa) já diplomou 13.000 estudantes, ou seja, 5% da população madeirense, apesar das dificuldades financeiras que tem vinco a enfrentar ao longo dos seus 30 anos de existência, disse esta segunda-feira o reitor, José Carmo.
"A Universidade quer ser cada vez mais importante para a região e sua economia, penso que já diplomámos 13.000 estudantes, isto é, mais de 5% da população da Madeira", declarou o reitor da UMa, José Carmo, à margem da sessão solene comemorativa do Dia da Universidade da Madeira, que decorreu no Auditório da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas.
Para José do Carmo, a missão da UMa é "continuar a formar pessoas que, depois, vão desempenhar cargos e desenvolver a região" apesar de considerar que o Ensino Superior está a ser subfinanciado pelo Estado.
"Há um subfinanciamento muito grande do Ensino Superior, porque cada vez há mais obrigações e não dão as compensações para isso", afirmou, recordando que a participação do Estado relativamente à UMa "deve andar pelos 60% do orçamento da Universidade".
A UMa e a Ação Social ronda os 19 milhões de euros e o financiamento do Estado é de 11,8 milhões de euros.
Assegurar a manutenção e consolidação do Curso de Medicina até ao 3.º ano; o Turismo, as Competências Digitais, bem como as especificidades regionais do mar, a economia azul, os transportes e o Centro Internacional de Negócios são áreas que a UMa quer desenvolver e expandir.
A sessão comemorativa, que marcou o encerramento das comemorações do 30.º aniversário da UMa, foi marcada pela atribuição do título de Doutor Honoris Causa a Larry LeRoy Constantine, apadrinhado por Leonel Nóbrega, professor da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da UMa.
Larry Constantine foi o principal fundador da disciplina de Strutured Design (desenho estruturado), tendo contribuído para a criação dos fundamentos da área de engenharia de software, sendo, desde 2006, professor catedrático convidado da UMa.
Larry LeRoy Constantine nasceu a 14 de fevereiro de 1943, no Minnesota, nos Estados Unidos, e é considerado um dos pioneiros da Informática, tendo contribuído para a criação dos fundamentos da área de engenharia de software.
Na sessão foi ainda atribuída a "Distinção Alumni" a três diplomados que se destacaram pelo seu percurso profissional e/ou conduta cívica.
A UMa tem cerca de 2.700 alunos.
LUSA