O anúncio foi feito pela delegação da União Europeia em Caracas, através de um comunicado de imprensa, no qual apela às organizações da sociedade civil venezuelanas para participarem.
“Esta linha conta com um orçamento de 4,8 milhões de euros e supõe o apoio da União Europeia à juventude venezuelana e à sociedade civil na promoção de uma democracia funcional, pluralista, participativa e representativa na Venezuela”, refere o comunicado.
O documento sublinha ainda que “neste Ano Europeu da Juventude, esta iniciativa representa um importante impulso da UE para a juventude e o papel que os jovens podem desempenhar na vida política, social, e na promoção de processos eleitorais inclusivos, bem como o apoio a ações juvenis direcionadas para a paz, a resolução de conflitos e a coesão social nas suas comunidades”.
“Através desta linha, a delegação da União Europeia (na Venezuela) reafirma também o seu compromisso com a sociedade civil venezuelana e com a contribuição para a promoção de uma democracia funcional, pluralista, participativa e representativa na Venezuela”, sublinha.
A participação está destinada apenas as candidaturas de entidades jurídicas sem fins lucrativos, estabelecidas na Venezuela e em qualquer país da União Europeia, com pelo menos dois anos de experiência naquelas áreas.
Lusa