A Universidade da Madeira (UMa) e a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação (ARDITI) informaram ontem ter recebido novos financiamentos para contratar doutorados nas áreas do turismo e de recursos e tecnologias do mar.
Na nota, as instituições referiram que os apoios surgem no âmbito do "Concurso ao Estímulo ao Emprego Científico Institucional", da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e vão permitir o reforço de um docente e quatro investigadores doutorados por um período de seis anos.
O programa de trabalhos conjunto visa a promoção e o desenvolvimento de áreas do conhecimento estratégicas para a região, sendo o financiamento “catalisador da continuidade de uma política de desenvolvimento” nas duas principais áreas de especialização inteligente propostas à União europeia no âmbito do Programa Madeira 14-20.
“Esta iniciativa potencia a criação de massa crítica, o aumento da competitividade e a relação das atividades do Instituto de Desenvolvimento Regional com as empresas, bem como a promoção da interdisciplinaridade”, indica a nota.
LUSA