O projeto, financiado pela União Europeia no âmbito do programa Erasmus+ KA220-HED – Cooperation Partnerships in Higher Education e com a duração de quatro anos, será desenvolvido por um consórcio europeu que, além de Portugal, envolve parceiros da República da Sérvia, Roménia e Itália.
A coordenação do STATUS está a cargo da Preschool Teacher Training College Mihailo Palov – Vršac (República da Sérvia), contando ainda com a participação de outras instituições públicas e privadas, de reputação internacional, tais como Universitatea 1 Decembrie 1918 (Roménia), Western Balkans Institute (Sérvia), CESIE – European Centre of Studies and Initiatives, e a Universita Degli Studi di Palermo (Itália).
Segundo os docentes e investigadores da UMa que integram o projeto, Profs. Doutores Alcina Sousa e Gonçalo Gouveia, respetivamente, da Faculdade de Artes e Humanidades e da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, a aprovação deste projeto “afigura-se particularmente relevante, no momento atual, considerando que a temática deste projeto, versando especificamente questões relacionadas com a igualdade de oportunidades e a integração de cidadãos sub-representados, se conjuga, positivamente, com o forte investimento atual nestas áreas, por parte da União Europeia, de Portugal e, com particular significado, por parte da UMa, nomeadamente através da implementação da recente Comissão de Direitos, Liberdades e Garantias”.
Ainda segundo os Profs. Doutores Alcina Sousa e Gonçalo Gouveia, o STATUS também permite estabelecer “um diálogo glocal entre académicos de renome, estudantes e personalidades relevantes na sociedade civil”.