O Conselho Geral é o órgão de governo da Universidade a que cabe definir o desenvolvimento estratégico e a supervisão da instituição. É constituído por 21 membros, sendo 11 representantes dos professores e investigadores, 3 representantes dos estudantes, 1 representante dos trabalhadores não docentes e não investigadores e 6 personalidades externas de reconhecido mérito, não pertencentes à Universidade, com conhecimentos e experiência relevantes para a Instituição.
André Barreto, natural do Funchal é licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto de Gestão, em Lisboa, foi Presidente da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas entre 2015 e 2018; e membro externo cooptado do Conselho Geral da Universidade da Madeira entre 2016 e 2020, tendo presidido à Comissão de Assuntos Financeiros e Solidariedade Social. Participa na gestão e administração de várias empresas, de que se destaca o exercício, desde 1998 até à presente data, das funções de Diretor Geral da Quintinha de São João.
Francisco Fernandes, natural do Funchal, é Doutorado em Motricidade Humana, na especialidade de Ciências do Desporto, Mestre em Gestão do Desporto, pela FMH/UTL e Licenciado em Finanças pelo ISE/UTL. É economista e Técnico Oficial de Contas desde 1976, sendo membro da respetiva Ordem dos Contabilistas Certificados. Foi Presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Desporto da Região Autónoma da Madeira e membro do Governo Regional da Madeira entre 2000 e 2011. Francisco Fernandes é membro externo cooptado do Conselho Geral entre 2012 e 2020, tendo exercido as funções de presidente entre 2016 e 2020.
Luís Reto, Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Louvain-la-Neuve e Licenciado em Psicologia pelo ISPA, foi reitor do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, entre 2009 e 2018, instituição de que foi presidente, entre 2005 e 2009. Foi também dirigente do Instituto de Psicologia Aplicada (ISPA), entre 1979 e 1985, e presidente do INDEG-ISCTE, entre 1998 e 2004. Em 1991, obteve a Agregação em Marketing, no ISCTE, em 2001, e ascendeu à categoria de Professor Catedrático, na área de Recursos Humanos, em 2003.
Nini Andrade Silva, natural do Funchal, formou-se em Design no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), em Lisboa, tendo prosseguido em simultâneo o seu percurso académico e profissional em locais como Nova Iorque, Londres, Paris, África do Sul e Dinamarca. Em 10 de Junho de 2011, foi distinguida pelo Governo Português com a Título Honorífico da Grande Ordem do Infante D. Henrique, Grau de Oficial, pelos feitos alcançados em nome de Portugal, no país e no estrangeiro e, em 2013, recebeu a Medalha de Ouro da Cultura, atribuída pelo Governo Regional da Madeira.
Paula Margarido, Licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa, e Pós-Graduada em "Contabilidade e Finanças para Juristas" e em “Fiscalidade Avançada", pela Católica Porto Business School, é, desde novembro de 2019, Presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados, tendo no mandato anterior sido vice-presidente do referido Conselho Regional, entre 2017 e 2019. A Dra. Paula Margarido construiu uma carreira que não se esgota no exercício da advocacia, mas outrossim na extensão da sua atividade de origem à liderança de estruturas profissionais, à formação e a estágios, bem como a causas sociais relevantes.
Roland Bachmeier, natural da Alemanha, Licenciado em Gestão Hoteleira, pelo Hotel – Escola Schloss Klessheim Institute of Turism & Hotel Management, em Salzburg. Em 1979, ingressou nos negócios da família, na Madeira. Foi membro e presidente da Mesa de Hotelaria da ACIF-CCIM, entre 2012 e 2020, e membro do Conselho de Administração da Associação de Promoção da Madeira, entre 2012 e 2020, tendo também colaborado com a UMa, dando o seu apoio ao Projeto do Turismo, à realização de estágios e à colaboração com o Departamento de Arte e Design, no âmbito da renovação do Galo Resort do Caniço.