O SFES é liderado pela Glasgow Caledonian University (GCU) e tem a duração de três anos. São também parceiros, o Centro Universitario Villanueva e a Universidad Politecnica de Valencia (Espanha), a Edhec Business School (França), a marca de luxo Harris Tweed, com uma produção artesanal e emprego local sustentável, e a multinacional Tendam, com sede em Madrid, que fatura mais de 1 bilião de Euros por ano e que foi reconhecida pelo Pacto Global da ONU pelo compromisso com as mudanças climáticas.
Na UMa, o projeto é coordenado pelo professor-doutor Pedro Correia, docente do Departamento de Gestão e Economia da Faculdade de Ciências Sociais.
O SFES teve início em 2020. No entanto, devido às restrições à circulação impostas no contexto da pandemia de COVID-19, a primeira reunião presencial ocorreu apenas em setembro de 2021 na GCU London e a segunda em janeiro de 2022 no Centro Universitario Villanueva. O primeiro workshop para estudantes, docentes, e profissionais da indústria da moda está agendado para junho de 2022.
A indústria da moda e do luxo está a atravessar uma crise e ninguém sabe como será o futuro a longo prazo, havendo uma necessidade de mudar.
Os especialistas acreditam que os compradores estão a afastar-se da “fast fashion” em favor de marcas com reputação ética. Simultaneamente, há uma falta de compreensão sobre o que significa sustentabilidade e como implementá-la.
Além disso, há também um fosso entre o que é oferecido pelas universidades e o que é exigido pela indústria da moda em termos de competências de empregabilidade para a implementação de uma abordagem sustentável.
Ao trabalhar com parceiros que estão na linha frente, que sabem como os clientes estão a reagir e podem partilhar esse conhecimento, o consórcio espera fomentar competências de moda sustentáveis e desenvolver novos modelos de negócio à medida que os retalhistas e fabricantes se adaptam às exigências em mudança dos consumidores na sequência da COVID-19.
Como resultado do projeto, é também esperado o desenvolvimento de novos recursos pedagógicos para universidades em toda a Europa e um plano para a forma como a sustentabilidade pode ser apoiada com competências e conhecimentos adequados.