Participaram no concurso, mais de uma centena de alunos, investigadores e docentes de 22 instituições de ensino superior nacionais, tendo João Petito, estudante do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Cozinha e Produção Alimentar, da Escola Superior de Tecnologias e Gestão, arrecadado o prémio de 5.000€, atribuído pela Delta Cafés, com o projeto Palmito do Atlântico.
O Palmito do Atlântico é um projeto voltado para a sustentabilidade e para a economia circular, perfeitamente alinhado com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Na prática, pretende o aproveitamento de toda a matéria-prima das bananeiras, nomeadamente fibras, folhas e o palmito, por forma a evitar desperdícios e introduzir novos produtos na cadeia alimentar.
Trata-se de um produto alimentício não convencional, rico em fibras e de alto valor nutricional, substituindo em diversos pratos, tanto a carne, como o peixe.
A Universidade da Madeira tem vindo a incentivar o empreendedorismo, no âmbito da sua estratégia de ensino e impacto social, sendo este prémio mais um reconhecimento desse sucesso.