Este é o resultado de um estudo feito por docentes da Universidade da Madeira e que valeu um prémio na conferência global do turismo.
O T-fórum é considerado o maior evento de turismo inteligente do mundo. Junta investigadores e agentes ligados ao setor.
Este ano decorreu no Algarve e foi aí que duas investigadoras da Universidade da Madeira ganharam um prémio com a comunicação que apresentaram.
Docentes na área da psicologia, Margarida Pocinho e Soraia Garcês debruçaram-se sobre o perfil psicológico dos turistas que visitam a Madeira.
Fizeram 471 inquéritos, a turistas de 37 países entre os meses de fevereiro e dezembro do ano passado. A investigação acabou por surpreender as docentes.
Partiram com a ideia de que as levadas são o que mais seduz os visitantes do melhor destino insular do mundo mas, afinal, é a hospitalidade dos residentes e a gastronomia que os apaixona.
Além do reconhecimento, as investigadoras trouxeram do algarve um prémio monetário que vão usar para pagar a publicação de um artigo científico nas revistas de topo da especialidade.