"A abóboda do túnel encontra-se, no presente momento, com uma estrutura metálica de proteção provisória, que terá de ser retirada com vista à reparação definitiva da zona, cuja área é aproximadamente de 7×7 m2.
Os trabalhos, a serem executados pela Concessionária VIAEXPRESSO, S.A., incluem a remoção da estrutura de proteção provisória, reparação/reabilitação da abóbada, com remoção das partes danificadas, substituição e reforço de armaduras, preparação e montagem do molde e a sua betonagem.
A duração prevista para a execução trabalhos será de cerca de 5 a 6 semanas, incluindo:
– Transporte do molde metálico do estaleiro para o local da obra;
– Montagem do molde no exterior do túnel e posicionamento no local, através de carris metálicos;
– Saneamento do betão danificado da abóbada;
– Colocação das novas armaduras;
– Betonagem da abóboda;
– Cura do betão;
– Desmontagem do molde metálico.
Nas primeiras duas semanas, de 25 de maio a 8 de junho, devido ao risco associado a algumas atividades e de forma a garantir a segurança de todos os intervenientes, o Túnel do Tabua tem de estar encerrado ao trânsito, pelo que o acesso ao Lugar de Baixo será feito exclusivamente pela Rotunda do V Centenário.
Está assegurado um trajeto alternativo entre a Ponta do Sol e Tabua, através da Rotunda do V Centenário – Estrada do V Centenário – ER 222 até à Tabua e descida pela ER 227, regressando à VE3.
Posteriormente, ultrapassadas as fases de maior perigosidade e até à conclusão da obra, será garantida a circulação automóvel a veículos ligeiros no Túnel da Tabua, numa via da faixa de rodagem, operação que será devidamente coordenada com o empreiteiro em função do ritmo dos trabalhos.
Os trabalhos estarão devidamente sinalizados, solicitando-se, por isso, aos utentes a necessária compreensão e o escrupuloso cumprimento da sinalização e das indicações que forem dadas no local.
Recorde-se que a queda dos blocos, que ocorreu dia 21 de janeiro, pelas 9 horas, provocou danos na estrutura de betão armado que servia de proteção à via, levando à rotura da abóbada e das armaduras. Seguiram-se trabalhos de saneamento da encosta, provocando a queda de maciços rochosos que se encontravam instáveis, remoção de blocos que ficaram depositados sobre a estrutura de proteção, substituição de luminárias danificadas e colocação de uma estrutura metálica de proteção provisória. A operação de reparação total da estrutura será agora retomada, após a conclusão do fabrico do molde e estrutura metálica de suporte à execução dos trabalhos necessários.
“No fundo, os trabalhos que agora se seguem passam por dar continuidade à intervenção já iniciada após a queda de pedras e de modo a conferir a segurança necessária e indispensável naquele trajeto.”, explicou o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, pedindo, neste período de execução, a maior compreensão de todos."