Michael Nacke, que gere um blogue de vídeo fora da Rússia com mais de 700.000 subscritores, foi acusado de divulgar informações falsas sobre as forças armadas russas, de acordo com o tribunal.
Veronika Belotserkovskaya, que também é autora de vários livros de cozinha e vive em França, foi acusada do mesmo crime.
A justiça disse que cometeu o crime na sua conta na rede social Instagram, pelo que também foi ordenada a sua detenção, noticiou a agência russa TASS, segundo a AFP.
Na sequência da invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro, a divulgação de informações consideradas falsas sobre as forças armadas russas é punível com uma pesada pena de prisão.
A lei proíbe a utilização dos termos “guerra” ou “invasão” para descrever aquilo que oficialmente é designado como uma “operação militar especial” na Ucrânia.
Também é proibido acusar as forças russas de crimes de guerra.
Muitos críticos do regime, mas também os utilizadores comuns da Internet críticos da ofensiva, estão a ser processados ou foram presos ao abrigo da legislação sobre a guerra na Ucrânia.
“Considero esta detenção ‘in absentia’ [na ausência], e o caso em geral, como um sinal de que o Kremlin [Presidência] vê riscos na informação que estamos a tentar divulgar entre os cidadãos de língua russa”, disse Michael Nacke à AFP.
“Significa que o que estamos a fazer é correto e que as autoridades o tomam como uma ameaça”, referiu.
Nacke acrescentou à agência noticiosa francesa que vai continuar a denunciar a guerra que a Rússia está a travar na Ucrânia.
“Não há nada mais importante agora do que parar esta guerra”, disse.