Quanto ao novo apoio extraordinário ao rendimento dos trabalhadores previsto no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que ficou disponível há dois dias, entraram na Segurança Social 23 mil pedidos, disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, numa audição que decorre na Comissão de Trabalho e Segurança Social.
“Reativámos em janeiro o apoio à redução da atividade dos trabalhadores independentes e sócios-gerentes e, para termos noção da dimensão dos pedidos, temos 100 mil pedidos de trabalhadores independentes e 24 mil pedidos de sócios-gerentes só relativamente aos 15 dias de janeiro”, disse a ministra.
“Relativamente ao apoio extraordinário ao rendimento dos trabalhadores disponibilizado há dois dias, tivemos 23 mil pedidos, o que demonstra a grande procura por este apoio”, acrescentou Ana Mendes Godinho.
A governante garantiu ainda que os trabalhadores independentes que pedirem os dois apoios não serão prejudicados, sendo-lhes aplicado pela Segurança Social o que lhe for mais favorável.
Atualmente estão em vigor em simultâneo vários apoios, depois de o Governo ter decidido, no quadro do novo confinamento, reativar medidas que já tinham terminado em 2020 e de ter aprovado, entretanto, o apoio previsto no OE2021.
C/Lusa