Esta é uma iniciativa conjunta do Dicastério para a Cultura e Educação, presidido pelo cardeal português, do Dicastério para a Comunicação e da “Athletica Vaticana”, a equipa da Santa Sé dedicada à prática de vários desportos.
O projeto prevê uma série de diálogos abertos, com atletas de alto nível, para “contar e partilhar as suas histórias de vida”, indica uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O primeiro encontro, na sede da Rádio Vaticano – Vatican News, junta cardeal português D. José Tolentino de Mendonça e o campeão olímpico de atletismo Filippo Tortu, medalha de ouro nos 4×100 metros livres, nos últimos Jogos Olímpicos, em Tóquio.
“As linhas de diálogo serão propostas pelo prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, num evento moderado pelo vice-diretor editorial, Alessandro Gisotti”, adianta o comunicado.
Os protagonistas do mundo do desporto serão anunciados em cada encontro, “fora dos esquemas fixos” e “com a liberdade de estilo desportivo”.
O Vaticano apresente como exemplo o diálogo que, em março de 2022, envolveu, por iniciativa do jornal ‘L’Osservatore Romano’, o cardeal Tolentino de Mendonça e José Mourinho, treinador português, atualmente ao serviço da Roma, no campeonato italiano.