Comparativamente à normal climatológica 1961-1990 (valor médio do período de referência da temperatura do ar), em 2021, todas as estações para as quais é possível obter essa informação (8 estações) apresentam valores superiores, destacando-se o Funchal/Observatório com +1,9 ºC de desvio face à normal dessa estação, seguida da estação do Santo da Serra (+1,8 ºC), Chão do Areeiro (+1,5 ºC), Lugar de Baixo e Bica da Cana (ambas com +1,3 ºC).
A temperatura média anual mais alta foi registada na estação do Lido (20,8 °C) e a mais baixa no Pico do Areeiro (10,2 °C). No que respeita às temperaturas máxima e mínima do ar no último ano, os extremos ocorreram nas estações dos Prazeres (36,7 °C em agosto) e do Pico do Areeiro (-2,7 °C em janeiro e fevereiro).
Agosto foi o mês mais quente de 2021 em 11 das 21 estações meteorológicas operacionais na RAM (excluída a estação das Selvagens, devido à ausência de dados em 2021), com as temperaturas médias mensais a variarem entre os 24,1 °C na estação de Santa Catarina/Aeroporto e os 18,4 °C registados na estação das Achadas da Cruz. Em oposição, janeiro foi o mês mais frio em 18 estações, apresentando valores médios mensais entre os 5,9 °C no Pico do Areeiro e os 17,5 °C no Funchal/Lido.
O novo Dashboard da meteorologia recorre a gráficos e infográficos visualmente apelativos e permite selecionar diferentes indicadores consoante as estações meteorológicas da Região Autónoma da Madeira (RAM).