O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou hoje que se regista uma queda demográfica nos concelhos do norte da ilha, enquanto na parte oeste se regista uma “recuperação” e a situação tende a “estabilizar”.
O governante falava na visita às obras de recuperação da creche “O Balão”, no centro da Ribeira Brava, que representou um investimento na ordem dos 80 mil euros, um projeto que incluiu a substituição do teto de amianto daquele estabelecimento.
O chefe do executivo madeirense ainda salientou que o Governo Regional conseguiu o dinheiro para a construção das escolas básicas e secundárias da Ribeira Brava e da ilha do Porto Santo, que cujos concursos foram lançados e aguardam os trâmites processuais, prevendo que as obras comecem no próximo ano.
Falando ainda sobre o envelhecimento da população, Miguel Albuquerque mencionou que cerca de 40 mil madeirenses têm mais de 65 anos e uma esperança de vida de 78.2 anos, o que é evidência do desenvolvimento da Madeira e das “conquistas sociais”, defendendo ser necessário atuar para que tenham uma vida ativa na sociedade.
LUSA