O programa incluiu uma parte prática com três cirurgias ao vivo – transmitidas internamente – e uma parte teórica sobre o mini bypass da cirurgia revisional e os resultados do mini bypass gástrico a longo prazo.
O mini bypass gástrico é uma técnica que está comprovada por “diversos estudos ser acessível, reprodutiva e mais rápida de efetuar, comparativamente ao bypass gástrico em “Y Roux” – ou bypass convencional”, com efeitos sobre as comorbilidades associadas à obesidade, produzindo uma perda ponderal eficaz e mantida ao longo do tempo e com morbilidade sobreponível ou inferior ao bypass convencional, explica o médico responsável pelo Núcleo de Cirurgia Bariátrica do SESARAM, António Quintal.
“Com esta atividade foram adquiridas competências sobre esta técnica, para oferecermos aos utentes mais uma alternativa no tratamento cirúrgico da obesidade”, explica.
O SESARAM realiza três tipos de cirurgia bariátrica no tratamento da obesidade mórbida, o sleeve gastrectomy (redução gástrica), o bypass gástrico e o mini bypass gástrico.