No Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) estão diagnosticados 106 doentes com Esclerose Múltipla, uma doença predominante nos adultos, com idades entre os 20 e os 40 anos, e que afeta maioritariamente pessoas do género feminino.
As manifestações clínicas da esclerose múltipla variam desde alterações motoras, sensibilidade, visuais, cognitivas, entre outras.
A terapêutica utilizada para o tratamento desta doença tem como principal objetivo controlar a atividade da doença no sentido de atrasar a progressão da incapacidade dos doentes, a prevenção dos surtos e controlo dos sintomas.
A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória, caracterizada pela desmielinização e neurodegeneração no Sistema Nervoso Central. É diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da evolução que a doença apresenta na pessoa afetada, com recurso a exames clínicos/exames complementares de diagnóstico (Ressonância Magnética Nuclear, Estudo de Potenciais Evocados e Punção Lombar).
Esta quarta-feira (30 de maio), dia em que se assinalou o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, na Consulta Externa do SESARAM, foram vários os profissionais que associaram-se à campanha “Alerta Laranja – Juntos Vencemos a Esclerose Múltipla”, criada pela Sociedade Portuguesa da Esclerose Múltipla (SPEM).
A doença atinge cerca de oito mil pessoas em Portugal e mais de dois milhões no mundo.