As atividades – que se iniciam com duas visitas de campo a este território classificado pela UNESCO na segunda e terça-feira e que poderão ser acompanhadas pelos meios de comunicação social – levarão a cabo um reconhecimento das características gerais das freguesias integrantes, e da zona núcleo desta Reserva.
Existirá ainda uma sessão pública do projeto “Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes”, que acontecerá às 15h00 de terça-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santana, e conta com a presença do coordenador geral do projeto, António Abreu, da Professora Dr.ª Helena Freitas, da Universidade de Coimbra e Coordenadora da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, da Professora Dr.ª Fernanda Rollo, da FCSH-NOVA e investigadora do HTC – História, Território e Comunidades, da Dr.ª Susana Fontinha, da Secretaria Regional do Ambiente e das Alterações Climáticas e da Dr.ª Clara Luxo, do Instituto Pedro Nunes. Vão estar ainda presentes o Presidente da Câmara Municipal de Santana, Márcio Dinarte Fernandes e, por videochamada, a Dr.ª Susana Escária, da Secretária Geral do Ambiente e das Alterações Climáticas, e a Dr.ª Anabela Trindade, Presidente do Comité MaB Nacional.
No decorrer da iniciativa, que se prolonga até sexta-feira, dia 4 de fevereiro, estão previstos trabalhos junto das comunidades, análise das questões paisagísticas e socioeconómicas da região, uma ação de sensibilização e um workshop participativo sobre os serviços dos ecossistemas da Reserva da Biosfera de Santana e a biodiversidade e a conservação da natureza como elementos-chave para o desenvolvimento sustentável.
O projeto tem como objetivos principais reforçar o conhecimento, a visibilidade e a valorização das 12 Reservas da Biosfera da UNESCO Portuguesas, em articulação com as suas comunidades e com base nos ativos patrimoniais e serviços de ecossistema.
As Reservas da Biosfera são territórios que se distinguem pela singularidade do património natural e cultural que integram, visando a sua salvaguarda em harmonia com o bem-estar das comunidades residentes. Esta distinção representa um compromisso com o desenvolvimento sustentável, refletindo a contribuição da ciência e a promoção da educação e da cultura.